Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Francisco Charneca [Artista Plástico Português]

Francisco Charneca é natural de Portugal. Nasceu em Évora em 11 de setembro de 1959 e imigrou com os pais para Moçambique onde morou até aos 15 anos. Aos dois anos de vida começou a desenhar. Lápis e papel eram seus brinquedos preferidos na infância. Com nove anos realiza sua primeira exposição. Mais tarde, dedica-se ao estudo dos grandes mestres da pintura mundial, em especial aos clássicos Michelângelo, Leonardo da Vinci, Carravagio, Pedro Paulo Rubens, Rembrandt Van Rijn. Entre os contemporâneos a principal influência foi de Salvador Dalí.

Em Moçambique, Charneca estuda no Colégio Marista Pio XII, dirigido e ensinado por professores brasileiros, e conhece a cultura brasileira. Em 1975 regressa a Portugal, e ensaia uma nova expressão da arte: a banda desenhada e a caricatura. Em 1979 ingressa na Universidade de Évora no Curso de Arquitetura Paisagista. Sua primeira exposição individual foi realizada no Museu Nacional de Évora em maio de 1984. Todas as obras foram vendidas no primeiro dia do evento, registrando o início de uma carreira de sucesso.
Em 1996 faz sua primeira exposição em Mato Grosso e fixa raízes no Estado. A inesperada mudança deve-se, em especial, à paixão pela mato-grossense Eva Helena Arruda Gomes. Charneca rende-se aos encantos da bela morena pantaneira, nascida em Várzea Grande, com quem se casa e vive desde 1996. Em seguida, inicia em sua casa uma Escola de Arte onde realiza trabalhos em aquarela, carvão, pastel, óleo e escultura. Em 97 é premiado pela capa da Listel, uma importante publicação anual nacional, de circulação no Estado.



Charneca cria a Escola de Artes Plásticas e promove cursos na capital Cuiabá e em diversos municípios mato-grossenses. O artista foi fundador da F. E. Galeria de Arte onde foram realizadas nove exposições, com mais de seiscentas obras entre pintura, escultura e fotografia. Elias Santos - escultor várzea-grandense, foi lançado pela galeria. Clóvis Irigaray, Victor Hugo, Sati Yamamoto, Pedro D’Alcântara (membro da Academia Brasileira de Belas Artes) destacam-se entre os artistas que participaram das exposições.


Charneca foi o primeiro artista de Mato Grosso a assumir uma cadeira da Academia Brasileira de Belas Artes.A linguagem adotada pelo artista parte do realismo, passa pelo hiper-realismo e chega ao abstracionismo. Além de esculturas, em suas telas – aquarelas, óleos ou acrílicos -, predominam a multiplicidade e os contrastes de temas universais e regionais que retratam desde a natureza a instantes de comportamentos cotidianos do ser humano.



De 1975 a 1984, Francisco Charneca abandona a escultura tendo apenas executado o busto de Sua Santidade o Papa João Paulo II, por ocasião da sua primeira visita a Portugal.

Durante esta fase inicia uma busca por um estilo e uma afirmação estética por entre os "ismos" da pintura. Assim, percorre do classicismo ao expressionismo, impressionismo, cubismo, abstracionismo fixando-se no surrealismo figurativo de Dali, mais virado até para o simbolismo. Participa, entretanto em várias exposições coletivas, uma vez que a sua indefinição estética não o satisfazia a ponto de arriscar uma exposição individual.


Em 1979 ingressa na Universidade de Évora no curso de Arquitetura Paisagista que frequenta com aproveitamento até ao 3º ano, concluindo todas as cadeiras de formação estética do curso, nomeadamente História da Arte.


Em 1983, participa pela primeira vez num concurso de artes plásticas - o concurso de âmbito nacional para a elaboração de um painel cerâmico para um jardim na cidade de Grândola - Portugal, e obtém o 2º prêmio.

Em 1984 dá-se a grande viragem da sua carreira. Inicia-se na Aquarela, optando claramente por um estilo figurativo realista, que alguns críticos de arte chegam a qualificar como hiper-realista. Esta opção de estilo, só era habitualmente executada em pintura a óleo, pelo que constituiu novidade no meio artístico em que se inseria.

Como temática, opta pela monumentalidade da paisagem urbana da cidade de Évora cuja beleza lhe conferiu o direito a ser classificada "Cidade Patrimônio Mundial". Arrisca então a sua primeira exposição individual no Museu Nacional de Évora, sob a douta mão do Dr António Pestana de Vascocellos, Diretor do Museu, de trinta e uma aquarelas, em Maio de 1984, que resultou no sucesso que marcou o seu percurso artístico durante os anos que se seguiram.


É autor das capas das Listas Telefônicas da Listel de 1998 de Cuiabá Várzea Grande, e estadual de 2000, bem como das capas do Guia Cidade de 1999 e 2000 de Cuiabá - Várzea Grande e Guia Cidade de Campo Grande - MS - 2000, e de âmbito nacional desde esse ano.

Em 1999 é selecionado para representar Mato Grosso na mostra de artistas brasileiros em Londres na Canning House em Londres, e pelo trabalho apresentado recebe uma Menção Honrosa da Sociedade Brasileira de Belas Artes no Rio de Janeiro, com uma tela em óleo sobre tela representando as canoas da Praia Grande - Várzea Grande, em estilo hiperrealista.


Em 24 de junho de 1998 inaugura com sua esposa a F. E. Galeria de Arte, na Av. da FEB em Várzea Grande, que merece da Câmara Municipal um voto unânime de regozijo.

Dia 14 de Maio de 2000, Francisco Charneca recebeu na Câmara Municipal de Várzea Grande o Titulo de Cidadão Várzea-grandense.

Em 2004 encerra as atividades da F. E. Galeria de Arte, e abre seu Atelier em Cuiabá, centrando suas atividades na sua produção artística.


Em 2006 ministra por um ano o Curso de Teologia e Aprofundamento Catequético na Paróquia de São José Operário - Comunidade de São João Batista.

Dia 29 de Novembro de 2006 recebe o título de Cidadão Matogrossense, outorgado por unanimidade pela Assembléia Legislativa de Mato Grosso, por proposta do Deputado Estadual Ságuas Moraes.

No mesmo dia toma posse como Membro da Academia Brasileira de Belas Artes, como Acadêmico Livre, cadeira n° 15 - patronímica de Antônio de Sousa Vianna (pintor), sendo nomeado orador em nome dos novos acadêmicos na cerimônia solene de posse realizada no auditório do SENAI - Tijuca - Rio de Janeiro.

Em Novembro de 2006 propõe o artista Cacerense Sebastião Mendes para passar a constituir o Corpo Acadêmico da Brasileira de Belas Artes, para o grau de Acadêmico Livre, processo que se encontra em tramitação, e que tudo indica levará mais um matogrossense à imortalidade do Olimpo das Artes Brasileiras.


Em Dezembro de 2006, na qualidade de curador do acervo de Iracy Carise (presidente da ABBA), iniciam os contatos com a UNEMAT para a doação de espólio artístico da artista à universidade, e futura criação do maior centro de investigação de Arte Negra da América do Sul - o Centro de Estudos e Pesquisa Iracy Carise - CEPIC, e criação do Museu de Arte Negra Iracy Carise - MANIC - primeiro do gênero na América do Sul, ambos a situar no município de Cáceres - MT.

Desde Junho deste ano é membro do conselho consultivo da Academia Brasileira de Belas Artes.



Francisco é um desses artistas raros, com uma delicadeza e precisão de ar água na boca, seu trabalho tem a medida exata  do toque surrealista.
(http://falandodearte.arteblog.com.br/26484/FRANCISCO-CHARNECA)


Mais informações e fotos do artista e suas obras podem ser obtidas acessando:
www.fcharneca.blogspot.com

 Contato:

No Brasil:

Ateliê Escola Francisco Charneca
Rua Oslo, 25, Jardim Tropical, Cuiabá – Mato Grosso, Brasil
Telefones: 55 (65) 3634-2108/1191/Celular 9919-0507

Em Portugal:

Ana Luísa Charneca – Marchand d´Art de Francisco Charneca
Bairro da Malagueira
Rua Maria Lamas, n. 6
7000-384 Évora – Portugal
Telemóvel: +351 – 964.261.377


Fonte:

Francisco Charneca
Todos os  direitos autorais reservados ao autor.

Nenhum comentário